Concurso Bacen: contrato com a banca é assinado; veja detalhes!

O Banco Central já assinou contrato com o Cebraspe para o seu concurso Bacen e o edital pode ser publicado a qualquer momento. O documento, inclusive, revela detalhes da seleção que ofertará 100 vagas efetivas.

Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao documento na íntegra, que foi assinado no dia 24 de novembro.

O contrato ratifica a informação, já passada pelo banco anteriormente, de que as 100 vagas serão distribuídas por duas áreas, são elas: Tecnologia da Informação e Economia/Finanças.

Portanto, está confirmada a aplicação de cotas no concurso do Banco Central, com reserva para negros e pessoas com deficiência.

dispensa que confirmou o Cebraspe como banca foi publicada no Diário Oficial da União. O extrato do contrato não chegou a ser divulgado, mas o documento assinado já consta no site do banco.

Recentemente, Folha Dirigida por Qconcursos apurou que a previsão segue sendo de edital até janeiro. Mas, com a banca contratada, não há mais entraves e ele pode sair a qualquer momento.

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad, esta é a programação divulgada pelo banco, com prazo de edital até 19 de janeiro de 2024, conforme prevê a portaria de autorização

“Este é o cronograma com o qual estamos trabalhando, cujas informações foram divulgadas pelo banco”, disse o presidente do Sinal.

Além da previsão da banca, o Bacen também chegou a divulgar outros prazos, como:

  • aplicação das provas objetivas e discursivas – entre março e abril de 2024;
  • realização do Programa de Capacitação (Procap) – entre setembro de outubro de 2024; e
  • admissão de novos servidores (posse coletiva) – entre fevereiro e março de 2025.

Banco Central estima 50 mil inscritos

O contrato assinado entre o Bacen e o Cebraspe também revelou uma previsão de inscritos.

Conforme o valor da contratação, a estimativa é receber 50 mil inscritos ou mais, de acordo com os números a seguir:

Ainda não há informações de quando as inscrições serão abertas e data exata para os eventos acontecerem. Esses detalhes serão informados no cronograma do edital.

Os servidores deverão atuar em Brasília DF.

A carreira será destinada a candidatos com nível superior. Já a remuneração será de R$21.582,80. Os valores já incluem o novo auxílio-alimentação de R$658, reajustado este ano pelo Governo Federal. 

Seguindo as informações da portaria de autorização, o prazo entre a publicação do edital e aplicação das provas será de dois meses.

Fique por dentro dos concursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *