Concurso PMERJ: banca é contratada e edital pode ser republicado

O contrato com a nova banca do concurso PMERJ para soldado foi assinado e, agora, o edital será republicado com as novas datas. Saiba mais!

Autor:Mateus Carvalho

Publicado em:04/12/2023 às 08:22

Atualizado em:04/12/2023 às 09:04

Após ter sido anunciada na última semana, a nova banca do concurso PMERJ foi contratada. Com isso, o edital já pode ser republicado, com o novo cronograma, incluindo as datas da nova prova objetiva.

Como anunciado, a escolhida foi a Fundação Getulio Vargas (FGV), cujo extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 4.

(Reprodução: Diário Oficial)

A assinatura ocorreu na última sexta-feira, 1º, e o prazo de validade do contrato é de um ano.

A agilidade no processo de escolha da nova banca vai ao encontro do projeto básico. No documento, a PMERJ pediu urgência e celeridade no processo licitatório e, por isso, não demorou para homologar a contratação.

O edital com o novo cronograma não tem data para ser divulgado, mas o governador Cláudio Castro informou que isso deve ocorrer em breve.

“O processo seletivo para preencher 2 mil vagas será retomado após a contratação da Fundação Getúlio Vargas, sem prejuízo para os candidatos. O concurso havia sido suspenso em agosto, por conta de falhas de uma outra empresa na aplicação da primeira prova escrita objetiva. Em breve, vamos divulgar o novo calendário de provas. Fique ligado!”

A Polícia Militar do Rio de Janeiro já informou que não haverá reabertura das inscrições, mas não se manifestou em relação à possibilidade de devolução da taxa de inscrição.

Como serão as provas do concurso PMERJ?

Embora a banca tenha mudado, a estrutura das provas foi divulgada no termo de referência e será mantida.

Dessa forma, as informações divulgadas no primeiro edital não sofrerão muitas alterações, com exceção do cronograma.

O projeto básico indicou que as provas terão duração de quatro horas no total.

Na etapa prova objetiva, serão 50 questões, com quatro alternativas cada e apenas uma correta (antes eram cinco alternativas).

A avaliação terá uma escala de zero a 100 pontos, sendo que cada questão terá dois pontos no total.

As disciplinas da prova objetiva serão:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática Básica;
  • Noções de Direitos Humanos;
  • Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal. 

Será considerado aprovado na objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de pontos da prova objetiva e não zerar qualquer uma das disciplinas.

A segunda será composta pela prova discursiva, que será uma redação, visando avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da Língua Portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.

A redação será aplicada em uma data posterior e avaliada na escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *